Usufrua de uma estadia inesquecível, no coração de uma aldeia típica de Trás-os-Montes. Conviva com as suas gentes, redescubra os modos de vida, a gastronomia caseira, os produtos agrícolas naturais, os passeios na natureza e o ar puro. Frequente o «café da aldeia» e a «mercearia da esquina» e compre o pão fresquinho no padeiro ambulante.
Atreva-se a experimentar um fim-de-semana autêntico, na Rede de Albergues de Vila Pouca de Aguiar!
Descubra…
Parada do Corgo
Parada localiza-se no fértil Vale do Corgo, e é atravessada pelo Caminho Português Interior de Santiago (Viseu – Chaves), sendo possível observar diversas referências ao caminho e às peregrinações, seja no património religioso, na toponímia ou na arquitetura tradicional. O Albergue de Santiago tem capacidade para 10 pessoas, em camaratas. É o único albergue da rede em que não é permitida pré-reserva nem permanência por mais de uma noite. Beneficia da existência de minimercado na própria aldeia.
O Albergue de Santiago, em Parada do Corgo.
Monteiros
Situada na confluência dos rios Avelames e Tâmega, Monteiros beneficia já da bonança do clima da «Serra d’Oura», terra de pêssegos, figos e uvas, convidando a belos passeios entre os campos de cultivo. Em Monteiros, visite a singular Ponte de Arame e as típicas adegas subterrâneas. Nas imediações, passa a Travessia do Alvão, uma grande rota sinalizada.
O Albergue de São Lourenço, em Monteiros.
Vreia de Jales
Localizada no Planalto de Jales, a aldeia da Vreia domina as «terras jalôtas». Na região, é possível usufruir da barragem e parque de lazer de Pinhão-cel, já na fronteira com o concelho de Sabrosa, visitar a ponte romana do Arco, na aldeia da Barrela, ou ainda conhecer o impressionante conjunto de canastros de Cerdeira de Jales, local onde se inicia o Trilho da Vreia, percurso pedestre sinalizado.
O Albergue de Nª Sr.ª Assunção, em Vreia de Jales.
Ribeirinha
Em plena Serra da Padrela, onde o xisto domina a paisagem e a arquitetura tradicional, a recôndita aldeia da Ribeirinha situa-se nas imediações do Complexo Mineiro Romano de Tresminas. Sendo uma das maiores explorações romanas de ouro, a céu aberto, conhecidas na Península Ibérica, inclui percursos sinalizados, miradouros e painéis interpretativos, podendo ser visitada, com acompanhamento de guia (condições e contactos para visitas em www.tresminas.com). Na aldeia vizinha de Reboredo usufrua, ainda, de uma pacata praia fluvial, às margens do rio Tinhela, convidando a um piquenique em contacto com a natureza.
O Albergue de São Pedro, na Ribeirinha.
Afonsim
Em plena área natural classificada, Afonsim é marcada pela paisagem única do Alvão. Conheça a Barragem da Falperra, um espelho de água que potencia o contacto com a natureza, seja para contemplar a beleza da neve, as cores outonais da sua vegetação ou a frescura de uma brisa de verão. Com parque infantil, área de merendas com churrasqueiras, cafetaria e WCs, é o local ideal para o convívio entre amigos ou para um piquenique em família. Neste local, inicia-se o Trilho AguiarNature dos Mamíferos Aquáticos, um percurso pedestre sinalizado, circular, de pequena dificuldade, com painéis interpretativos e observatório de fauna.
O Albergue de Santo António, em Afonsim.
|