INFORMAÇÕES
Tel\ +351 259 419 100
Tlm\ +351 961 537 588
E-mail\ geral@alberguesdeaguiar.pt
A autenticidade das aldeias transmontanas
 

Usufrua de uma estadia inesquecível, no coração de uma aldeia típica de Trás-os-Montes. Conviva com as suas gentes, redescubra os modos de vida, a gastronomia caseira, os produtos agrícolas naturais, os passeios na natureza e o ar puro. Frequente o «café da aldeia» e a «mercearia da esquina» e compre o pão fresquinho no padeiro ambulante.

Atreva-se a experimentar um fim-de-semana autêntico, na Rede de Albergues de Vila Pouca de Aguiar!

Descubra…


Parada do Corgo

Parada do Corgo - IgrejaParada localiza-se no fértil Vale do Corgo, e é atravessada pelo Caminho Português Interior de Santiago (Viseu – Chaves), sendo possível observar diversas referências ao caminho e às peregrinações, seja no património religioso, na toponímia ou na arquitetura tradicional. O Albergue de Santiago tem capacidade para 10 pessoas, em camaratas. É o único albergue da rede em que não é permitida pré-reserva nem permanência por mais de uma noite. Beneficia da existência de minimercado na própria aldeia.

Albergue de Santiago, em Parada do Corgo.


Monteiros

MonteirosSituada na confluência dos rios Avelames e Tâmega, Monteiros beneficia já da bonança do clima da «Serra d’Oura», terra de pêssegos, figos e uvas, convidando a belos passeios entre os campos de cultivo. Em Monteiros, visite a singular Ponte de Arame e as típicas adegas subterrâneas. Nas imediações, passa a Travessia do Alvão, uma grande rota sinalizada.

Albergue de São Lourenço, em Monteiros.


Vreia de Jales

Vreia de JalesLocalizada no Planalto de Jales, a aldeia da Vreia domina as «terras jalôtas». Na região, é possível usufruir da barragem e parque de lazer de Pinhão-cel, já na fronteira com o concelho de Sabrosa, visitar a ponte romana do Arco, na aldeia da Barrela, ou ainda conhecer o impressionante conjunto de canastros de Cerdeira de Jales, local onde se inicia o Trilho da Vreia, percurso pedestre sinalizado.

Albergue de Nª Sr.ª Assunção, em Vreia de Jales.


Ribeirinha

RibeirinhaEm plena Serra da Padrela, onde o xisto domina a paisagem e a arquitetura tradicional, a recôndita aldeia da Ribeirinha situa-se nas imediações do Complexo Mineiro Romano de Tresminas. Sendo uma das maiores explorações romanas de ouro, a céu aberto, conhecidas na Península Ibérica, inclui percursos sinalizados, miradouros e painéis interpretativos, podendo ser visitada, com acompanhamento de guia (condições e contactos para visitas em www.tresminas.com). Na aldeia vizinha de Reboredo usufrua, ainda, de uma pacata praia fluvial, às margens do rio Tinhela, convidando a um piquenique em contacto com a natureza.

Albergue de São Pedro, na Ribeirinha.


Afonsim

AfonsimEm plena área natural classificada, Afonsim é marcada pela paisagem única do Alvão. Conheça a Barragem da Falperra, um espelho de água que potencia o contacto com a natureza, seja para contemplar a beleza da neve, as cores outonais da sua vegetação ou a frescura de uma brisa de verão. Com parque infantil, área de merendas com churrasqueiras, cafetaria e WCs, é o local ideal para o convívio entre amigos ou para um piquenique em família. Neste local, inicia-se o Trilho AguiarNature dos Mamíferos Aquáticos, um percurso pedestre sinalizado, circular, de pequena dificuldade, com painéis interpretativos e observatório de fauna.

Albergue de Santo António, em Afonsim.

 
 
Reserve aqui
   

  Data de Entrada Data de Saída
 

   
Como chegar?
 
Loja Interativa de Turismo
Loja Interativa de Turismo de Vila Pouca de Aguiar
Av. Lopes de Oliveira, Pedras Salgadas
5450-140 Bornes de Aguiar
Tel: 259 439 000
Tlm. 961 537 588
www.cm-vpaguiar.pt
Horário: 3ª feira a Domingo | 10h-13h e 14h-19h
 
 
  Polí­tica de privacidade | Regulamento